Cultura Oriental

A acupuntura para a promoção do bem-estar

Essa é uma técnica milenar que integra a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), e que vem tendo seus benefícios reconhecidos. É por esse motivo que há duas entidades regulamentadoras, que procuram qualificar profissionais do mundo inteiro, conhecidas como WFAS e WFCMS. Assim, é possível garantir um atendimento de qualidade àqueles que a procuram como um tratamento complementar.

A acupuntura considera que possuímos uma energia vital, denominada Qi. Quando nosso corpo e mente estão em perfeito funcionamento, ela consegue fluir através dos canais meridianos, sendo o principal objetivo da técnica restaurar o equilíbrio, pois quando esses estão congestionados levam à doenças e distúrbios.

Assim, é possível desbloquear o fluxo de energia, tratando a verdadeira fonte do problema, aplicando agulhas em lugares específicos do corpo, sem aprofundá-las. Mas antes, é preciso entender a Teoria dos 5 Movimentos, que traça um paralelo entre os elementos da natureza e o corpo humano:

Rins = água
Coração = fogo
Fígado = madeira
Pulmões = metal
Baço/pâncreas = terra

Dessa forma, segue-se o princípio de que cada emoção está associada a um determinado órgão e, consequentemente, a um dos elementos. Por exemplo, a tristeza relaciona-se com o pulmão, levando a um desequilíbrio energético nesse órgão.

Por isso, antes de iniciar as sessões, é preciso ter uma conversa com o acupunturista que irá te atender. Só assim ele será capaz de seguir o mapa dos pontos de fluxo energético, para aplicar as agulhas e liberar os canais de passagem. E, se você está preocupado com a dor, fique calmo! Apesar da experiência ser diferente para cada um, a acupuntura geralmente não causa nem mesmo desconforto.

Entretanto, a técnica não é desculpa para se descuidar. Segundo os ensinamentos da MTC, é possível manter o organismo em equilíbrio com algumas ações simples, como: trabalhar a respiração, cuidar do que ingere, movimentar o corpo, ter pensamentos claros e dormir bem. É quando perdemos o controle de um desses aspectos, que há a possibilidade de adoecermos.

Você pode gostar também

Sem comentários

    Deixe um comentário