Cultura Oriental

As celebrações da Semana Dourada

Anualmente, no Japão, acontece a Golden Week (ゴールデンウィーク), em português Semana Dourada, que consiste em um conjunto de feriados nacionais. Geralmente, as comemorações começam no final de Abril e se estendem por alguns dias.

Essa é uma semana muita aguardada pelos japoneses, devido à sua duração, que possibilita diferentes atividades e até mesmo uma viagem rápida. Diferente do Brasil, não são muitos os feriados que costumam ser prolongados por lá.

A primeira data que abre a semana é o Showa no Hi, no dia 29 de Abril, quando é comemorado o aniversário do ex-imperador da Era Showa, Hirohito. Ele governou o país entre os anos 1926 a 1989, ou seja, antes e após a Segunda Guerra Mundial.

Durante o seu reinado, o Japão foi uma grande potência econômica e militar. Entretanto, as dificuldades enfrentadas durante a guerra acabaram levando a sua rendição. Devido ao papel que exerceu durante esse período, algumas pessoas preferem não comemorar esse feriado, ainda que seu objetivo seja incentivar a reflexão sobre os anos em que ele esteve no comando.

No dia 3 de Maio é comemorado o Dia da Constituição, promulgada em 1974. É chamado também de Kenpou-Kinenbi e foi escolhido para que as pessoas refletissem sobre o significado das leis, da democracia e do governo japonês. A principal alteração da nova constituição está no Artigo 9, que proíbe a participação do país em atividades bélicas, salvo os casos de autodefesa.

O Dia Verde, ou Midori no Hi, é um dia dedicado à celebrar a natureza. Em 2007, a comemoração foi transferida para o dia 4 de Maio. Muitas famílias japonesas demonstram o seu respeito pelo meio ambiente e relaxam praticando atividades ao ar livre ou participando de eventos que ocorrem em parques e jardins públicos.

O último feriado foi comemorado pela primeira vez há mais de mil anos e era chamado de  Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Quando o governo japonês declarou que a data passaria a ser um feriado nacional, foi renomeada como Kodomo no Hi (Dia das Crianças).

Assim, o dia 5 de Maio é reservado para celebrar a felicidade das crianças, além de rezar pelo seu crescimento saudável. Dentre todos os feriados, é o mais aguardado e cidades do país inteiro ficam decoradas com milhões de koinobori, que são carpas coloridas em forma de bandeiras.

O que você achou dessas celebrações? Compartilhe com a gente.

Você pode gostar também

Sem comentários

    Deixe um comentário