Receitas

Como fazer Sekihan, o arroz vermelho do Japão

No país do Sol Nascente é comum os eventos especiais serem repletos de pratos típicos, como aniversários, casamentos e até mesmo em funerais. Este é o caso do tradicional arroz vermelho, o Sekihan. 

Os japoneses consomem essa refeição há mais de 1000 anos, já que consideram o tom avermelhado como uma cor responsável por afastar os maus espíritos. Porém, os registros mostram que tem 100 anos que o Sekihan se popularizou nos eventos festivos. 

Em algumas regiões do Oriente, o preparo é diferente. Os nihonjins tradicionalmente usam o feijão Azuki junto ao arroz glutinoso Mochigome para a receita, mas é possível substituir pelo feijão Amanatto, um grão grande e levemente adocicado. 

Aprenda a fazer da forma mais convencional do Japão com a Mercearia Kampai e experimente essa comida tão deliciosa!  

 

INGREDIENTES 

300g de arroz glutinoso – Mochigome

40g de feijão Azuki

1/4 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de gergelim preto

 

MODO DE PREPARO 

Pegue o feijão Azuki, coloque numa peneira, lave-o e deixe escorrer. Depois, em uma panela, despeje os grãos e cubra com água. Deixe ferver e retire a água quente. 

Insira novamente o feijão na panela com 600 ml de água em fogo médio. Assim que começar ferver, deixe por cerca de 18 a 20 minutos em temperatura baixa. 

Passado o tempo, abra a tampa e experimente um grão de feijão. Caso esteja macio, com exceção da parte do meio, desligue o fogo. 

Em seguida, escorra o feijão com uma peneira e reserve a água do cozimento. Cubra os grãos com uma tampa, a fim de evitar o ressecamento.

Numa tigela com água gelada, coloque o líquido utilizado para cozer o feijão para resfriar. 

Depois, pegue o arroz, coloque-o num recipiente e lave esfregando os grãos uns contra os outros com as mãos cerca de 10 vezes. Deixe a água sair com o auxílio do escorredor. 

Confira se a água do cozimento do feijão esfriou e, caso esteja em temperatura ambiente, coloque o arroz em uma panela e acrescente 330ml. Se não houver a quantidade suficiente, adicione até atingir essa medida. 

Reserve de 30 a 40 minutos até o líquido avermelhado ser absorvido. Acrescente sal e misture. 

Após feito isso, coloque o Azuki por cima do arroz, tampe e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que começar ferver, mude para fogo baixo e deixe por 12 minutos na fervura. Quando terminar esse processo, desligue o fogo e deixe no vapor por 10 minutos. 

Chegando próximo da etapa final, separe os grãos de feijão do arroz e reserve. Deixe o arroz fofinho e coloque numa travessa grande, então jogue o Azuki em cima. Misture com cuidado e finalize com o gergelim preto. 

Sirva em tigelas e aproveite esse sabor único! 

 

Ficou com vontade? Não deixe para fazer depois essa receita maravilhosa, passe na Kampai ou acesse o site para adquirir os produtos. Você merece sentir o gostinho do Japão em casa. 

https://www.merceariakampai.com.br

Você pode gostar também

Sem comentários

    Deixe um comentário